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É muito importante manter o sistema de exaustão de seu veículo sempre perfeitamente revisado, não apenas para diminuir a poluição sonora e do ar causada pelos ruídos e gases emitidos por um escapamento mal conservado, mas também para melhorar o conforto e a segurança de quem está no veículo.

Nosso conselho é que você faça uma revisão completa do sistema de escape pelo menos de seis em seis meses.

Um suporte ou coxim quebrados, por exemplo, acabarão provocando maiores danos por causa da vibração, o que pode ser facilmente resolvido com uma revisão periódica.

Outra informação importante: um veículo estacionado, mas com o motor em funcionamento, gera 400ml de vapor de água a cada 18 minutos. Este vapor, ao se resfriar, fica acumulado dentro do escapamento. Além disto, a queima do combustível gera gases que são expulsos através do escapamento; como o sistema não chega a evaporar todos os líquidos (ácidos) provocados pela combustão, eles acabam - com o passar do tempo - oxidando e corroendo as partes internas do sistema.

É importante lembrar, ainda, que a vida útil dos escapamentos está relacionada com os trajetos percorridos pelos veículos. Quando se anda muito mais na cidade, com baixos períodos de utilização de cada vez, o sistema de escapamento não consegue evaporar os ácidos gerados pelo funcionamento do motor, e a durabilidade fica mais prejudicada.

Veja alguns dos sintomas que costumam ocorrer com escapamentos e suas soluções mais comuns:

Excesso de ruído: as causas prováveis são o miolo do silencioso ou abafador solto ou corroído pela ferrugem, ou ainda o esvaziamento da lã de vidro do miolo do silencioso. A solução é substituir por uma peça nova.
Vazamento de gases: as causas prováveis estão relacionadas a falta de aperto em alguma braçadeira ou rompimento de alguma junta ou encaixe. A solução é dar o aperto necessário nas braçadeiras, fixar suportes e coxins sem forçar o conjunto, usar corretamente o vedador em todas as flanges e juntas. Eventualmente será necessário substituir por uma peça nova.
Vibrações na carroceria: as causas prováveis estão relacionadas a suporte quebrado ou trincado, ou conjunto muito próximo do assoalho do veículo. A solução está em verificar todos os suportes, coxins e braçadeiras, manter o conjunto na distância adequada do fundo do veículo e não usar solda nas partes trincadas.
Quebra de parte do sistema de escape: as prováveis causas são braçadeira, suporte ou coxim quebrados, conjunto torcido, corrosão por ferrugem ou danos por acidente. A solução é revisar o sistema e substituir as partes danificadas por novas.
Quebra do tubo coletor: a causa provável é a fixação irregular do coletor e excesso de vibração. A solução é reapertar os parafusos para que não provoquem vibrações. Eventualmente será necessário substitui-los por novos.
Quebra de suportes, braçadeiras e coxins: a causa mais provável é o tempo de uso ou a instalação forçada. A solução é trocar os itens por novos, evitando instalar com torção.
Estouros: a causa está relacionada provavelmente a furos no sistema de escapamento. A solução é substituir a peça furada por uma nova.
Aquecimento do assoalho do carro: a causa provável é que alguma parte do sistema de escapamento esteja trincada ou que o conjunto esteja muito próximo do assoalho. Para solucionar é preciso verificar se o sistema não está trincado e manter o conjunto a uma distância adequada do fundo do carro.

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